Implicações das tecnologias de informação e comunicação no processo de educação permanente em saúde

Autores

  • Quitéria Larissa Teodoro Farias Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Sibele Pontes Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Jamylle Lucas Diniz Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Osmar Arruda de Ponte Neto Universidade Federal do Ceará
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.40043

Resumo

Este artigo objetiva compreender as implicações das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de educação permanente em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada por meio de busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), utilizando: os descritores “tecnologia da informação” e “educação a distância”, e as palavras-chave “educação permanente” e “formação na saúde”. A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 15 artigos, que foram analisados por níveis de evidências e divididos em duas categorias: “a inserção das TIC no processo de educação permanente em saúde a partir da educação a distância” e “a relação entre tutor/participante como facilitadora no processo de educação permanente em saúde por meio das TIC”. Em suma, as TIC produzem implicações positivas no processo de educação permanente de profissionais da saúde, apesar de alguns desafios a serem superados.

Palavras-chave: Educação a distância. Educação permanente. Formação em saúde. Profissional de saúde. Tecnologia da informação.

Link: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1261/pdf1261

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Biografia do Autor

Quitéria Larissa Teodoro Farias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, Brasil.

Sibele Pontes Rocha, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Brasil.

Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Brasil.

Jamylle Lucas Diniz, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, Brasil.

Osmar Arruda de Ponte Neto, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Brasil.

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, Brasil.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos