A Representação Temática como mediadora implícita da informação em bibliotecas universitárias

Autores

  • Franciele Marques Redigolo Universidade Federal do Pará
  • Marli Vitor da Silva Instituto de Ensino Superior da Funlec

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.40335

Resumo

A Mediação da Informação pode ser entendida como toda ação de interferência realizada pelo profissional da informação, direta ou indireta; consciente ou inconsciente; singular ou plural; individual ou coletiva; que propicia a apropriação de informação que satisfaça, plena ou parcialmente, uma necessidade informacional. A Mediação da Informação ocupa um espaço em qualquer fazer do profissional da informação. Sendo assim, está presente em todo o processamento da informação documentada até a sua disseminação. Desta forma, buscou-se tecer considerações acerca das atividades que envolvem o Tratamento Temático da Informação e de sua importância e atuação como mediador entre os acervos informacionais. Para tanto, foram discutidos os temas de Tratamento Temático da Informação e Mediação da Informação, de maneira que se pudesse extrair desse referencial a relevância das atividades que envolvem o Tratamento Temático na Mediação da Informação. Verificou-se que as atividades pertencentes ao Tratamento Temático da Informação circundam a ligação que existe entre a informação e o usuário, por isso a realização de suas tarefas exige do profissional da informação técnicas, habilidades e compromisso com a sociedade, pois o profissional mediará um conhecimento registrado e assim permitirá que este conhecimento se torne socializado. Conclui-se que no contexto de bibliotecas universitárias o tratamento temático possui ações mediadores implícitas em seus processos, além de mediar os acervos informacionais, o conhecimento estabelecido e os sujeitos que buscam construir conhecimento.

Palavras-chave: Mediação da informação. Tratamento temático da informação. Bibliotecas universitárias.

Link: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/14307/15195

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Marques Redigolo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação - UNESP/Marília Professora Adjunta da Faculdade de Biblioteconomia e do PPGCI – UFPA/Belém

Marli Vitor da Silva, Instituto de Ensino Superior da Funlec

Doutora em Ciência da Informação - UNESP/Marília Docente no Instituto de Ensino Superior da Funlec - Campo Grande/MS

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos