Biblioteca escolar: espaço que cria laços de pertencimento

Autores

  • Thelma Regina Fonseca de Oliveira UEL
  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante UEL

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.40446

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre a biblioteca escolar como um espaço favorável para criar laços de pertencimento nos seus usuários, proporcionando alegria e descontração e, principalmente, prazer em quem a frequenta. Procura identificar na Ciência da Informação e nas diversas áreas do conhecimento, informações para melhorar a relação entre biblioteca e usuários na biblioteca escolar. Foi utilizada a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. O universo da pesquisa foi constituído pela biblioteca escolar de um colégio estadual da cidade de Londrina, Paraná. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um roteiro de observação sistemática dos usuários no ambiente da biblioteca escolar e uma redação elaborada pelos alunos do 7º ano. Conclui-se que vários fatores contribuem para que seja despertado nos adolescentes o sentimento de pertencimento em relação ao espaço da biblioteca escolar, desde a organização do espaço passando pela atualização do acervo oferecido até a apresentação do ambiente pelos profissionais, que são os professores e os demais responsáveis pelo espaço.

Palavras-chave:  Biblioteca escolar. Pertencimento. Espaço da Biblioteca Escolar.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/36256/19245

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thelma Regina Fonseca de Oliveira, UEL

Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar

Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, UEL

UEL

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos