O uso de marketing digital em bibliotecas

  • Juliana Aparecida Gulka Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo de revisão busca refletir sobre o espaço de atuação da biblioteca, principalmente no âmbito do mundo globalizado, que integra pessoas e instituições a partir do ambiente digital. Para isso, apresenta brevemente a evolução da biblioteca enquanto instituição custodiadora de acervos até a unidade de informação com foco primordial na disseminação da informação e do conhecimento, contando, para isso, com o aporte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Contextualiza o surgimento do computador e o uso da internet como marcos, até se chegar à Web 2.0 e suas ferramentas. Defende que a tecnologia aponta para uma modificação do ‘fazer’ das bibliotecas, que podem romper barreiras de espaço e tempo, e utilizar aspectos do marketing para que sejam atingidas e satisfeitas as necessidades dos interagentes. A biblioteca deve considerar a junção do marketing com a tecnologia e o design, para definir boas estratégias de atuação em um cenário digital irreversível, evoluindo no trato com seus interagentes reais e potenciais, e levando em consideração a interação na implantação e melhorias de produtos e serviços.

Palavras-chave: Biblioteca. Web 2.0. Marketing Digital.

Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/4104/3399

Biografia do Autor

Juliana Aparecida Gulka, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestra em Gestão de Unidades de Informação
Publicado
2018-11-16
Seção
Resumos de artigos científicos