Competência em informação no apoio à gestão do conhecimento

  • Heloá Cristina Oliveira Del Massa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
  • Ieda Pelogia Martins Damian Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Resumo

Em um contexto de crescente valorização da informação e do conhecimento, o Século XXI tem se evidenciado como reformulador de políticas institucionais, potencializando o capital humano para gerar inovação e obter vantagem competitiva. No entanto, as iniciativas voltadas à aplicação de uma gestão que, realmente possa trabalhar o capital humano em sua potencialidade são poucas. Os fatores críticos de sucesso são elementos relevantes que fazem parte da gestão do conhecimento e, como tal, devem ser fortemente monitorados. Os fatores críticos de sucesso podem abranger desde a comunicação, tecnologia, pessoas, processos até aspectos de liderança. Nesse cenário, a competência em informação enfatiza a perspectiva de que o sujeito organizacional seja capaz de utilizar a informação de maneira crítica, reflexiva, criativa, autônoma e ética em diferentes situações. O uso da informação consistente e confiável para a construção de conhecimento organizacional é essencial, entretanto, questiona-se: os sujeitos organizacionais são competentes no uso da informação? Os sujeitos organizacionais conhecem as próprias necessidades informacionais? A partir de uma revisão bibliográfica, este artigo enfatiza a necessidade de se desenvolver a gestão do conhecimento alinhada a competência em informação. Nesse intuito, identificou-se as similaridades entre a CoInfo e os FCS, a fim de propor contribuições para a gestão do conhecimento obter efetividade de fato. Como resultado apresentase os principais fatores críticos de sucesso inter-relacionados aos principais padrões de desenvolvimento/aprimoramento da competência em informação, evidenciando as similaridades, bem como expondo a necessidade de valorização do uso competente da informação para a geração de conhecimento.

Palavras-Chaves: Gestão do Conhecimento. Competência em Informação. Fatores Críticos de Sucesso. Padrões da Competência em Informação.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32569

Biografia do Autor

Heloá Cristina Oliveira Del Massa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.  Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. E-mail: heloaoliveira.biblio@gmail.com
Ieda Pelogia Martins Damian, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
Doutora em Administração de organizações pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação da Universidade de São Paulo, Brasil. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. E-mail: ieda.martins@bol.com.br.
Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Bolsista de Produtividade CNPq. E-mail: valentim@valentim.pro.br.
Publicado
2018-11-16
Seção
Resumos de artigos científicos