Avaliação de desempenho em bibliotecas: revisão de literatura e apresentação de indicadores

  • Marciléia Aparecida de Paula Universidade Federal do ABC, Brasil.
  • Waldomiro de Castro Santos Vergueiro da Universidade de São Paulo, Brasil.

Resumo

Considerando a importância de que a qualidade dos processos praticados em uma instituição seja mensurada e avaliada, busca revisar a literatura sobre os temas Qualidade, Gestão da Qualidade, Avaliação em Serviços de Informação e Indicadores de Desempenho, relacionando-os com o contexto das bibliotecas. Além disso, considerando, especificamente, os processos de desenvolvimento de coleções (mais relacionados à avaliação do uso do acervo) e de processamento técnico, apresenta a metodologia de aplicação de nove indicadores de desempenho. A metodologia empregada para a seleção dos indicadores foi a análise da terceira edição da norma BS ISO 11620 Information and documentation – Library performance indicators, publicada em 2014, e da segunda edição das Diretrizes da IFLA intituladas Measuring quality: performance measurement in libraries, publicadas em 2007. Dentre os indicadores selecionados estão cinco para o desenvolvimento de coleções (Disponibilidade de Títulos Solicitados; Disponibilidade Imediata; Porcentagem de Títulos Solicitados na Coleção; Taxa de Uso da Coleção e Porcentagem do Acervo não Usado) e quatro para o processamento técnico (Porcentagem das Publicações Acadêmicas da Instituição no Repositório Institucional; Média de Tempo de Processamento dos Documentos; Produtividade da Equipe de Processamento e Custo por Título Catalogado). A aplicação de indicadores de desempenho é de suma importância para as instituições que querem buscar dados e informações que as auxiliem na avaliação e na tomada de decisão quanto à possíveis melhorias nos processos de trabalho.

Palavras-chave: Gestão da Qualidade. Avaliação de Desempenho em Bibliotecas. Indicadores de Desempenho. Norma BS ISO 11620. Diretrizes da IFLA.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38263

 

Biografia do Autor

Marciléia Aparecida de Paula, Universidade Federal do ABC, Brasil.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Especialista em Gerenciamento de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Brasil. Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Atua na Divisão de Processamento Técnico do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do ABC, Brasil. E-mail: marcidepaula@yahoo.com.br.
Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, da Universidade de São Paulo, Brasil.
Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Pós-doutorado pela Loughborough University of Technology, Inglaterra, e Universidad Carlos III de Madrid, Espanha. Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo, Brasil. E-mail: wdcsverg@usp.br.
Publicado
2018-11-16
Seção
Resumos de artigos científicos