De Paul Otlet à Web Semântica: aportes teóricos sobre a organização do conhecimento

  • Januário Albino Nhacuongue Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Moisés Lima Dutra Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Resumo

Este trabalho consiste numa abordagem de caráter qualitativo, de natureza básica, e analisa a área interdisciplinar da organização do conhecimento com base no levantamento bibliográfico. Neste contexto, revisita alguns aportes teóricos desde os sistemas de classificação bibliográfica, passando pelo Tratado de Documentação de Paul Otlet e pela computação interativa de Engelbart até a Web Semântica. Ao mesmo tempo em que traça um olhar a respeito da semântica nos ambientes de produção, difusão e apropriação da informação, também questiona os modelos evidenciados na Ciência da Informação que constituem a base para a compreensão das questões inerentes à semântica na informação, enquanto parte do objeto de estudo do campo. Conclui que a Ciência da Informação desenvolveu-se a partir da natureza prática, e a ausência de modelos teóricos consolidados na área dificulta a percepção dos alcances da Web Semântica para o objeto “informação”, a partir do contexto interdisciplinar. A semântica está ligada à linguagem, à complexidade da comunicação humana e precede a sintaxe. Por isso, independentemente do tipo da semântica tratada na Web, a sua contribuição está na organização do conhecimento, pois qualquer esquema de organização depende da estrutura cognitiva que permite a sua criação e compreensão. Indubitavelmente, este enfoque vai contribuir nas discussões sobre a organização do conhecimento dentro da Ciência da Informação, resgatando a figura de Otlet que, às vezes, é ignorada na literatura. De igual modo, vai subsidiar os fundamentos sobre a Web Semântica a partir de um olhar específico da Ciência da Informação.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Semântica. Web Semântica. Organização do conhecimento. Compartilhamento informacional.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/38425/20159

Publicado
2018-11-19
Seção
Resumos de artigos científicos