Estratégias de implantação e consolidação do memorial da universidade federal do ceará

  • Marcela Gonçalves Teixeira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Mônica Maria Mesquita Gonçalves Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Gerda de Souza Holanda Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O trabalho tem como objeto investigar as estratégias de difusão e acesso ao patrimônio documental institucional a partir da implantação e consolidação do Memorial da Universidade Federal do Ceará. O campo de estudo foi o próprio Memorial da UFC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória. A coleta de dados foi feita por meio da observação direta simples e do levantamento de informações sobre as atividades realizadas no próprio setor no último biênio. A pesquisa foi feita em três etapas: a primeira constou da revisão de literatura; na segunda etapa, fizemos o mapeamento das atividades e ações realizadas pelo Memorial da UFC nos anos de 2015 e 2016 extraídas do relatório de gestão anual e a terceira etapa constou da análise de seus próprios resultados. Concluiu-se que a implantação de um Memorial é um exemplo de estratégia de sucesso para a salvaguarda da memória e do patrimônio universitário.

Palavras-chave: Patrimônio Documental Arquivístico. Memorial. Patrimônio Cultural. Arquivos Universitários.

Link:http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/204/109

Biografia do Autor

Marcela Gonçalves Teixeira, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Arquivista e Coordenadora do Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela UFC.
Mônica Maria Mesquita Gonçalves, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Arquivista e Coordenadora do Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela UFC.
Gerda de Souza Holanda, Universidade Federal do Ceará (UFC)
4 Responsável pelo Setor Educacional do Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Publicado
2018-11-19
Seção
Resumos de artigos científicos