Dimensões do serviço de referência virtual: uma análise do ponto de vista dos usuários

  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo,
  • Makson de Jesus Reis Faculdade de Ciências e Tecnologia http://orcid.org/0000-0002-3707-6485
  • Claudio Marcondes de Castro Filho Universidade de São Paulo

Resumo

O serviço de referência virtual diz respeito à disponibilização do serviço de referência por meio de tecnologia de informação (TI), de modo a agregar valor tanto para as bibliotecas quanto para os usuários que interagem por meio desta ferramenta. Para que, no contexto das bibliotecas universitárias, os serviços de referência virtuais tenham seus valores realmente acrescidos, este estudo se propõe a realizar um levantamento dos principais aspectos do serviço de referência virtual do ponto de vista de seus usuários, por meio de análises de ferramentas desenvolvidas e utilizadas em contexto eletrônico. Este levantamento foi realizado junto aos usuários de serviço de referência virtual para, assim, servir de instrumento de avaliação destes serviços. Foi realizado um estudo de caráter bibliográfico e quantitativo, com seleção de amostra não probabilística por conveniência, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado empregando escala de Likert. Importantes aspectos relacionados a prestação dos serviços de referência virtual do ponto de vista de seus usuários puderam ser identificados como a ausência de avaliação constante e de serviços personalizados.

Palavras-chave: Serviço de Referência Virtual. Qualidade. Satisfação.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/487

Biografia do Autor

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo,
Docente da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e no Programa de Pósgraduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo.
Makson de Jesus Reis, Faculdade de Ciências e Tecnologia
Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2016).Mestrando em Gestão da Informação e do Conhecimento UFS. Atualmente é Bibliotecário-Gestor na FTC, município de Feira de Santana/BA. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia, Ciência de dados, Cientista de Dados, Bibliotecário de Dados, Era da Conexão, Ciborgues Interpretativo, Ciência da Computação, Web Aberta, Sistemas de Automação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Realidade Virtual e Estéticas Tecnológicas, Ciência da Web, Robótica, Inteligência Artificial, Gestão da Informação e Conhecimento, programação. Blog Acadêmico: https://maksonreisblog.wordpress.com/
Claudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo
Docente da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo.
Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos