Ensino e aprendizagem em estudos de usuários: interlocuções nas práticas docentes

  • Maria de Fátima Oliveira Costa UNESP

Resumo

Aborda acerca das interlocuções feitas por meio de práticas docentes sobre o ensino e aprendizagem. Traz algumas reflexões possíveis de despertar aspectos relacionados ao entendimento de práticas com Estudos de Usuários, no intuito de gerar discussões e contribuir para o ensino da disciplina de Estudo de Comunidade e de Usuários, focando pontos que possam interferir no relacionamento humano, despertando e orientando o conhecimento do aluno. Essa atenção dada ao objeto principal da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, o Usuário, deve ser valorizada no trabalho do profissional e em especial, no aprendizado do aluno, e consequentemente, na sua futura atuação profissional. Procurou-se mostrar os aspectos teóricometodológicos, em que pesem o ensino e a pesquisa, levando à aprendizagem dos estudantes e à sua formação. A metodologia seguida foi a pesquisa bibliográfica, consultando bases de dados sobre a temática, a literatura sobre o tema e suas relações. Estimula à uma prática docente, que deve ser aprimorada de maneira permanente, por meio da educação continuada, no respeito as diretrizes curriculares traçadas na área. Além disso, sinaliza a promoção de práticas, a fim de debater questões inerentes a desafios postos ao mercado e aqueles que advirão no cotidiano do trabalho profissional.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Ensino da Disciplina sobre Usuários. Estudos de Usuários. Práticas docentes.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648/31061

Biografia do Autor

Maria de Fátima Oliveira Costa, UNESP
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos