Diagnóstico da acessibilidade informacional na biblioteconomia brasileira

  • Joana D’Arc Páscoa Bezerra Fernandes UFC

Resumo

RESUMO O avanço vertiginoso no campo da ciência e da tecnologia, que converge para o desdobramento de outras subáreas e especializações relacionadas ao conhecimento, juntamente com a produção e compartilhamento de conteúdo em meio digital de forma rápida, livre e democrática, tem como uma das principais consequências o fenômeno da superabundância informacional que se observa na sociedade moderna. Neste cenário, destacam-se os papéis da Biblioteconomia como a área do saber responsável pelo tratamento técnico, organização e disseminação da informação; e da Ciência da Informação enquanto área que tem a informação e os fenômenos que a permeiam como objeto de estudo. Destaca-se também a existência de uma vasta gama de recursos tecnológicos criados para possibilitar o acesso à informação. Contudo, existem alguns grupos minoritários de pessoas à margem dessas possiblidades, para quem o acesso à informação é algo ainda muito difícil e, em alguns casos, até impossível. Acredita-se que a acessibilidade informacional é uma importante ferramenta de inclusão social e que, por este motivo, deve ser compreendida e estudada. Diante dessa constatação, objetivou-se realizar um diagnóstico da acessibilidade informacional nas ações da biblioteconomia brasileira sob o olhar da percepção da área e a sua contribuição para solução do problema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica onde foram obtidos os insumos teóricos, epistemológicos e a base para a análise do processamento técnico biblioteconômico como ferramenta de acessibilidade informacional; seguido de uma pesquisa exploratória onde os resultados teóricos foram confrontados com a prática bibliotecária; e uma pesquisa explicativa onde foram consultados bibliotecários de todos os estados brasileiros acerca do entendimento da temática e sua problemática, formação acadêmica e atuação profissional. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados revelaram que, embora haja um interesse da área pelo tema e um esforço inicial, ainda há muito a ser feito para o efetivo alcance da acessibilidade informacional.

Palavras-chave: Biblioteconomia brasileira. Acessibilidade informacional. Requisitos de acessibilidade informacional. Representação da informação.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/32778/72990

Biografia do Autor

Joana D’Arc Páscoa Bezerra Fernandes, UFC
Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos