As bibliotecas como facilitadoras no acesso à informação por usuários com deficiência visual

  • Tania Milca Malheiros Universidade de Brasília
  • Murilo Bastos da Cunha Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo trata do papel das bibliotecas como colaboradoras no processo de aquisição da informação pelos usuários com deficiência visual. Como ponto fundamental para sua inclusão encontram-se a produção e oferta de materiais alternativos. São citadas as barreiras enfrentadas no processo de aquisição, como a falta de materiais adaptados e o custo de produção. Também é apresentado um histórico da aquisição de informações desses usuários e de sua inclusão em bibliotecas brasileiras e no exterior. Como conclusão, apontamos a cooperação entre os serviços de bibliotecas como solução para essa questão.

Palavras-chave: Biblioteca. Deficiente visual. Inclusão social. Produto de informação. Serviço de informação.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650318

Biografia do Autor

Tania Milca Malheiros, Universidade de Brasília
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1978) com especialização (2009) e mestrado (2013) na área de Ciência da Informação também pela Universidade de Brasília.
Murilo Bastos da Cunha, Universidade de Brasília
É graduado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB, 1968), mestrado em Administração de Bibliotecas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), doutor (Ph. D.) em Library Science pela University of Michigan ( EUA,1982), e estágio de pós-doutorado na University of Michigan (1996-97). Professor titular aposentado da UnB, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB, líder do Grupo de Pesquisa sobre Biblioteca digital (UnB-FCI).
Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos