Websites em bibliotecas universitárias como instrumentos para a formação de competências em informação

Resumo

Objetiva identificar nos websites das bibliotecas universitárias a prática da educação/formação de usuários por meio de produtos e serviços que podem ser fomentados tanto em ambientes tradicionais como digitais/virtuais na perspectiva da promoção de competências em informação dos estudantes. Pesquisa classificada como exploratória, estabeleceu em seu desenho como recorte duas universidades: a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal de Minas Gerais. A análise dos dados foi realizada com enfoque quantitativo e qualitativo. Adotou-se como instrumento de coleta o formulário, que proporcionou o levantamento de dados em 35 bibliotecas das duas instituições. Os resultados forneceram evidências de que as bibliotecas das duas universidades encontram-se em processos de transição ao se considerar o ponto de vista de uso da tecnologia digital para a promoção das ações de educação/formação de usuário para promover a competência em informação. Palavras-chave: Biblioteca universitária. Competência informacional. Educação em biblioteconomia. Página Web. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650816

Biografia do Autor

Marcos Aurelio Gomes, Universidade Federal de Alagoas
Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), Mestre em Ciência da Informação (2005) e Especialista em Sistemas Automatizados de Informação (1995) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984). Atualmente exerce atividades de ensino e pesquisa como Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (CBIB/UFAL).
Lígia Maria Moreira Dumont, Universidade Federal de Minas Gerais
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - ênfases em alemão e em francês, mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com o IBICT e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. 
Publicado
2018-12-05
Seção
Resumos de artigos científicos