Competência em informação (CoInfo) e midiática: inter-relação com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sob a ótica da educação contemporânea

  • Regina Célia Baptista Belluzo

Resumo

Apresentam-se reflexão e análise sobre o entorno da Competência em informação (CoInfo) e midiática, destacando-se a inter-relação com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São abordados os principais fundamentos teóricos que envolvem a convergência de propósito na promoção do desenvolvimento social e econômico na Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem, denominações que são oferecidas para designar a sociedade contemporânea. Finaliza-se com o pressuposto de que todas as pessoas, independentemente do sexo, idade, raça, etnia, e pessoas com deficiência, migrantes, povos indígenas, crianças e jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, devem ter acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida que os ajudem a adquirir os conhecimentos e habilidades necessários para explorar oportunidades e participar plenamente da sociedade, sendo que a CoInfo e a competência midiática têm importante função social nesse processo.

Palavras-chave: Competência em informação. Competência midiática. Agenda 2030. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/289/244

Publicado
2018-12-06
Seção
Resumos de artigos científicos