As caracteristicas interdisciplinares da relação: ambiente político-legal, cadeia de valor da inovação e ecossistemas de startups

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n2.45691

Resumo

Este ensaio busca destacar as características interdisciplinares dessa proposta de pesquisa enfatizando sua aderência ao programa de doutorado interdisciplinar em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Esse destaque foi feito através da análise dos constructos separadamente e do entrelaçamento entre os mesmos. Ao longo desse ensaio, a proposta de pesquisa mostrou-se coerente com o pensamento interdisciplinar, pois, ao entrelaçar temáticas de áreas disciplinares distintas, se propôs a investigar um problema cujo a resposta se encontra nas fronteiras de mais de uma disciplina. A pesquisa contribuiu para semear os conceitos de ecossistemas de startups, cadeia de valor da inovação, ambiente político-legal e a interdisciplinaridade, bem como destacou as características interdisciplinares da proposta que entrelaça esses constructos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric de Paula Ferreira, Universidade FUMEC

Gerente de projetos na Axxiom Tecnologia e Inovação e Doutorando do curso de Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Armando Sérgio de Aguiar Filho, Universidade FUMEC

Doutorado em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Mestre em Administração, ênfase em Gestão da Informação, pela Fundação João Pinheiro/MG. MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/MG. Especialista em Marketing pela Fundação João Pinheiro/MG. Graduado em Comunicação Social/Habilitação Publicidade & Propaganda pelo UNIBH/MG. Atua na graduação e pós graduação das instituições Universidade Fumec e Faculdade Promove. Possui sólida experiência acadêmica e executiva em Marketing, Comunicação e Gestão acadêmica. Como pesquisador desenvolve atividades relacionadas ao estudo, desenvolvimento e acompanhamento de indicadores de performance acadêmica. É Avaliador do INEP/MEC para atos de autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação presencial e EaD e colaborador do BNI para elaboração e revisão de itens.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Professor Adjunto VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Faculdade de Políticas Públicas. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Executivo da TECINOVA Soluções Corporativas LTDA. Possui quatorze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Atua principalmente nas áreas de Gestão do conhecimento e da Informação; Inovação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Pesquisas em andamento