Estudo da literatura sobre ciência aberta na ciência da informação

Autores

  • Raíssa da Veiga de Menêses Universidade de Brasília
  • Fernanda Passini Moreno Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n2.45888

Resumo

O estudo tem como objetivo identificar as tendências e lacunas na literatura sobre Ciência Aberta na Ciência da Informação. Para isso, foram investigados os movimentos pertencentes à ciência aberta: acesso aberto, dados aberto, código aberto, ciência cidadã, recursos educacionais abertos, cadernos de laboratório abertos e revisão por pares aberta. A pesquisa é caracterizada como descritiva com natureza qualitativa, e o levantamento e análise de dados serão realizados de acordo com as estratégias da Revisão Sistematizada de Literatura. Na análise dos dados, os artigos selecionados serão classificados de acordo com as cinco escolas de pensamento propostas por Fecher e Friesike (2013). São elas: Pública, Democrática, Pragmática, Infraestrutura e Medição.

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Publicado

2019-07-09

Edição

Seção

Pesquisas em andamento