Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância

Autores

  • Lívia Ferreira de Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n2.46228

Resumo

Na sociedade contemporânea a capacitação contínua ao longo da vida é condição para que os indivíduos possam atuar como cidadãos críticos e reflexivos. Nesse contexto, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que não tenham sido aprendidas na graduação. O artigo apresenta reflexão sobre o potencial da Educação a Distância na formação continuada de professores e bibliotecários para a prática informacional, como atores fundamentais para que o letramento informacional seja implantado e consolidado na escola. Pesquisa realizada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mostra a existência de poucos trabalhos publicados sobre cursos de letramento informacional por Educação a Distância, em especial para a formação de bibliotecários.

Palavras-chave: Bibliotecários. Competência informacional. Educação a distância. Formação continuada. Professores.

Link: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v30n1/2318-0889-tinf-30-1-0107.pdf

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Biografia do Autor

Lívia Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Informação e Comunicação

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília

Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos