O uso de documentários como ferramenta didática no ensino de biblioteconomia

Autores

  • Djane Fernandes Batista Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jefferson Veras Nunes Nunes Universidade Federal do Ceará (UFC) Departamento de Ciências da Informação

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n2.46263

Resumo

isa apresentar o ponto de vista de professores e alunos acerca do uso dos documentários como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem nas disciplinas de Cultura e Mídia; Informação e Sociedade; e Teorias da Informação e da Comunicação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Aborda o nascimento do cinema, correlacionando-o à história mundial e a aspectos sociais e culturais da sociedade. Apresenta o surgimento dos gêneros cinematográficos a partir das expressões culturais e vanguardas europeias, relacionando-as com o desenvolvimento da linguagem cinematográfica. Relaciona o cinema, mais especificamente o gênero documentário, com a educação. Conceitua gênero documentário e apresenta os novos tipos de documentários que estão sendo desenvolvidos a partir das novas tecnologias e da internet. Quanto à metodologia, recorre à pesquisa descritiva de cunho qualitativo que, através da análise de conteúdo aplicada em dados coletados por meio da aplicação de questionários aos alunos e realização de entrevista com professores das disciplinas mencionadas, constatando que tanto professores como alunos avaliam os documentários como uma ferramenta proveitosa ao processo ensino-aprendizagem e que, embora precise de alguns ajustes, são dotadas de resultados positivos quando aliados aos textos e debates em sala de aula.

Palavras-Chave: Cinema–Gênero Documentário; Processo EnsinoAprendizagem; Documentário como Ferramenta Educacional; Ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação; Metodologia de Ensino.

Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/110/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djane Fernandes Batista, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Jefferson Veras Nunes Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC) Departamento de Ciências da Informação

Departamento de Ciências da Informação; Universidade Federal do Ceará (UFC)

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos