Estudo da acessibilidade nos museus de Aracajú: uma investigação

Autores

  • Cristina Almeida Valença Cunha Barros Universidade Federal de Sergipe (UFS) Brasil
  • Dayane Félix Andrade Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Lorenna Sayonara de Jesus Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n2.46289

Resumo

O estudo de acessibilidade nos museus de Aracaju tem como objetivo identificar os principais problemas e barreiras para a promoção da inclusão social nos museus. O museu como uma instituição de educação não formal deve proporcionar acesso a todos os tipos de público. O presente trabalho apresentará o plano que está em desenvolvimento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2017/2018 sobre o tema acessibilidade em museus e pretende chegar a um diagnóstico de cada uma das instituições visitadas, entender o motivo por trás de limitações presentes e sugerir soluções para os possíveis problemas encontrados. O plano de trabalho consiste em levantamento de bibliografia acerca do tema, visita a instituições museais de Aracaju, entrevistas, levantamento de legislação vigente, diagnósticos e sugestões de solução para possíveis problemas encontrados. Destes passos, o levantamento bibliográfico, as visitas aos museus, as entrevistas, e o levantamento da legislação que norteiam as ações acerca do assunto aqui abordado já foram realizados. Os resultados preliminares mostram que as instituições vêm se esforçando para garantir acessibilidade a todos os tipos de público, porém foram encontradas barreiras físicas ou comunicacionais como falta de rampas, elevadores ou etiquetas em braile por exemplo, estas questões serão melhor apresentadas ao longo deste trabalho.

Palavras-Chave: Acessibilidade; Museus; Barreiras; Acesso à Informação; Educação não Formal.

Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/123/pdf

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Biografia do Autor

Cristina Almeida Valença Cunha Barros, Universidade Federal de Sergipe (UFS) Brasil

Professora do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Dayane Félix Andrade, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Lorenna Sayonara de Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Museologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos