Teleconsultoria na atenção primária no norte de Minas Gerais: cenário e fatores associados à sua não utilização por médicos

Autores

  • Renata Fiúza Damasceno Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, MG, Brasil.
  • Antônio Prates Caldeira Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n2.46619

Resumo

Este artigo objetiva descrever o cenário e identificar fatores associados à não utilização da teleconsultoria pelos médicos da atenção primária na macrorregião Norte de Minas Gerais. Trata-se de um estudo transversal. Para a coleta de dados, foi direcionado um questionário autoaplicado, previamente testado, aos gestores municipais de todos os municípios dessa área. Após análises bivariadas para identificação dos fatores associados à não utilização da teleconsultoria, foi empregada regressão de Poisson com variância robusta. Participaram do estudo 86 gestores municipais de saúde. Importantes barreiras estruturais à implementação da teleconsultoria foram identificadas: falta de computadores com acesso à internet nas unidades básicas de saúde (76,7%) e a qualidade insatisfatória de conexão da internet (16,3%). Na análise múltipla dos fatores associados, apenas a falta de estratégias de motivação por parte dos gestores mostrouse associada (p<0,007; RP=2,19; IC-95%:1,24-3,86) à não utilização da teleconsultoria. Os resultados reforçam o papel do gestor de saúde na promoção do uso do serviço de teleconsultoria na atenção primária.

Palavras-chave: Telemedicina; Atenção primária à saúde, Gestor de saúde; Estratégias de motivação; Barreiras estruturais.

LINK: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1312/2232

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Fiúza Damasceno, Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, MG, Brasil.

Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Antônio Prates Caldeira, Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, MG, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos