Tecnologias digitais e acesso à informação: uma pesquisa com pessoas surdas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n3.46750

Resumo

Apresenta o relato de uma pesquisa de iniciação científica do ensino médio (PIBIC-EM) que trata do acesso à informação digital por pessoas surdas A proposta foi centrada no público surdo, cuja motivação surge a partir da necessidade de conhecer o comportamento informacional destes usuários ao fazerem uso de mídias digitais, bem como a sua interação com a sociedade. Os resultados demonstraram que o avanço das tecnologias digitais vem contribuindo para facilitar o acesso à informação e a participação social das pessoas surdas em diversas atividades. No entanto, ressalta-se a necessidade de os profissionais da educação conhecerem a Libras.

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1546

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Biografia do Autor

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Instituto Federal de Brasília

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Docente de Informática do Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília, Brasil.

Tania Carla da Silva, Instituto Federal de Brasília, Campus Gama

Técnica em Alimentos e bolsista de PIBIC-EM.

Ivette Kafure, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação

Docente na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos