Escolarização, Capital Cultural e Competência em Informação: reflexões acerca do envolvimento da tríade no desenvolvimento social dos sujeitos

  • Vânia Lúcia Coelho Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Marcia Regina da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

É por meio da capacidade de aprender a aprender, do conjunto de habilidades que constitui o processo de competência em informação que se pode aproveitar o potencial de circulação de informações dentro e fora da web. Entretanto, um prévio acesso a recursos escolares, culturais e informacionais torna-se indispensável. De natureza bibliográfica e exploratória, este artigo aborda as relações entre o conjunto de capitais potencialmente acumulados pelos sujeitos ao longo de sua trajetória, seu processo de escolarização e a capacidade de se tornar “competente” no uso de informações e conhecimento. Para tanto, o referencial teórico fundamenta-se nos Estudos Sociais da Ciência e da Informação de forma analisar processos sociais e informacionais como os de “Capital Cultural” e “Competência em Informação”, que estariam intrinsecamente envolvidos no acesso competente à informação. A conclusão é a de que esses processos desenvolvidos pelas pessoas são determinantes no uso efetivo de fontes confiáveis de informação, promovendo autonomia no desenvolvimento de conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento social dos cidadãos.

Palavras-chave: Capital Cultural. Competência em Informação. Escolarização. Desenvolvimento Social.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p14/38071

Biografia do Autor

Vânia Lúcia Coelho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Bacharel em Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação pela USP Ribeirão Preto; mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
Marcia Regina da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e credenciada no Programa de PósGraduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar)
Publicado
2019-09-09
Seção
Resumos de artigos científicos