Patrimônio natural, documentação e pesquisa

  • Cezar Karpinski Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O artigo apresenta discussão sobre Patrimônio Natural a partir de pesquisa documental sobre as Cataratas do Iguaçu, paisagem que, juntamente com o Parque Nacional do Iguaçu, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. O principal objetivo é demonstrar que a documentação histórica sobre a paisagem contribui para a definição de um bem natural como patrimônio da humanidade. Especificamente, objetiva-se apresentar dados de catalogação e digitalização de documentos históricos, subsidiar estudos sobre “Patrimônio Natural” nas áreas da Ciência da Informação e relacionar a produção teórica e bibliográfica sobre Patrimônio Natural com a prática de pesquisa em casos específicos. A metodologia consistiu em levantamento de fontes e pesquisa in loco em bibliotecas e arquivos no Brasil e na Argentina, sendo a busca restringida aos anos de 1850 a 1920. Além disso, fez-se o registro fotográfico digital dos originais, cujas imagens foram tratadas e padronizadas para compor um repositório digital temático. Como resultado, recolheram-se livros, mapas e imagens (pinturas de paisagem, fotografias, cartões postais) que perfizeram um total de 118 obras, das quais 104 foram digitalizadas. A discussão aponta a escassez de bibliografia específica sobre o conceito de Patrimônio Natural nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, sendo este um objeto em potencial para a Ciência da Informação, principalmente para o enriquecimento da produção já consistente sobre informação, patrimônio e memória.

Palavras-chave: Cataratas do Iguaçu (Argentina). Cataratas do Iguaçu (Brasil). Digitalização. Documentos históricos. Patrimônio Natural

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000300314&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Biografia do Autor

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências da Educação, Departamento de Ciência da Informação. Campus Prof. João David Ferreira Lima, Bloco B, sala 5, Trindade, 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil.
Publicado
2019-09-09
Seção
Resumos de artigos científicos