Acesso à informação pública e a cultura organizacional de uma universidade federal na região norte do Brasil: aceitação ou resistência?

Resumo

Analisa a percepção dos servidores de uma universidade federal brasileira com relação à política de amplo acesso à informação pública, amparada pela Lei n. 12.527/2011. A metodologia, de caráter exploratório e descritivo, feita na forma de pesquisa de campo, utilizou como instrumento de coleta de dados o questionário adaptado de Da Matta (2011), organizado com assertivas em escala deLikert, que versavam sobre o acesso à informação. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. A pesquisa concluiu que os servidores compreendem o acesso à informação como um direito da sociedade, mas temem pelo uso dessas informações.  Palavras-chave: Brasil. direito à informação. transparência pública. universidades. http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/19135/18571

Biografia do Autor

Merabe Carvalho Ferreira da Gama, Universidade Federal Rural da Amazônia, Biblioteca, Belém, PA, Brasil
Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (2016). Especialista em em Gestão Pública com ênfase em Gestão por competências (2013) e Gestão do Conhecimento (2012). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2010). Atuou como docente na Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal Rural da Amazônia.
Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Administração, Belém, PA, Brasil
Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Estudos Organizacionais, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa).
Publicado
2019-09-09
Seção
Resumos de artigos científicos