O empreendedorismo no contexto de formação do aluno graduando e pós-graduando

  • Maria Cristina Palhares UNIFAI e Universidade Católica de São Paulo.
  • Marcelo Dias de Carvalho UNIFAI e Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo aborda o empreendedorismo no contexto de formação curricular, da graduação e da pós-graduação lato senso. Embora tenha surgido no campo da Administração e Negócios, os aspectos sobre o tema foram incorporados a outras áreas de formação profissional, como a Biblioteconomia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Estes cursos têm ampliado de forma considerável o tratamento de conteúdos sobre o tema, visando capacitar alunos para a identificação de habilidades e competências, utilizando metodologias específicas e ferramentas disponíveis na web para aulas práticas e algumas referências teóricas, como Dolabella, Dorneles, Spudeit, Almeida Rocha e Vargas, principalmente. Enfatiza as etapas do processo empreendedor, a relevância do autoconhecimento, o plano de negócios e orientações, formas de subsídios que possam amparar qualquer tipo de empreendimento, comercial, cultural ou social, e por fim, evidencia o uso do Modelo deNegócios Canvas, por alunos de pós-graduação, como exemplo, possível de aplicação em qualquer tipo de projeto empreendedor.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Ensino-Projeto. Modelo de Negócio Canvas.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1218/1120

Biografia do Autor

Maria Cristina Palhares, UNIFAI e Universidade Católica de São Paulo.
Docente do curso de Biblioteconomia e coordenadora da Pós-Graduação em Arquitetura da Informação do UNIFAI. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Marcelo Dias de Carvalho, UNIFAI e Universidade de São Paulo
Docente convidado do curso de PósGraduação em Arquitetura da Informação do UNIFAI. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo.
Publicado
2019-09-09
Seção
Resumos de artigos científicos