Tecnologias digitais de informação para a saúde: revisando os padrões de metadados com foco na interoperabilidade

  • Odete Máyra Mesquita Sales Universidade Federal do Ceará
  • Virginia Bentes Pinto Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento dos padrões de metadados, bem como suas aplicações visando à interoperabilidade em sistemas de informação para a área da saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa e levantamento bibliográfico realizado em busca de publicações atuais que abordam a temática dos padrões de interoperabilidade nacionais e internacionais no campo da saúde. Essas buscas foram pautadas nos enunciados da Portaria nº 2.073, de 31 de agosto de 2011, que regulamenta o uso de padrões de interoperabilidade para sistemas de informação em saúde no contexto brasileiro. Os resultados evidenciam que a padronização e interoperabilidade em sistemas de informação, sejam eles relativos às bibliotecas ou às organizações de saúde, são de extrema importância por possibilitar a troca e o compartilhamento de informações dentro e fora das organizações, além de tornar mais eficientes os fluxos e processos informacionais.

Palavras-chave: Padronização; Interoperabilidade; Ciências da saúde; Ciência da informação; Padrão de metadados.

Link: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1469/2264

Biografia do Autor

Odete Máyra Mesquita Sales, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Paraíba. 

Virginia Bentes Pinto, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. Doutorado em Sciences de Information et de la Communication pela Université Stendhal Grenoble

Publicado
2019-09-09
Seção
Resumos de artigos científicos