As políticas científicas na era do conhecimento: uma análise de conjuntura sobre o ecossistema científico global

  • Thaiane Oliveira Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

A proposta deste trabalho é realizar uma análise de conjuntura sobre a ciência brasileira, a partir de um olhar sobre a geopolítica do conhecimento, no qual a informação se consolida como uma importante ferramenta de disputa de poder. Neste sentido, a proposta deste ensaio é desvendar os atores e os discursos mercadológicos e ideológicos tanto nas políticas científicas que afetam os comportamentos entre áreas quanto nas disputas de reconhecimento que atravessam os espaços tradicionais de circulação científica. Partimos da noção da existência de um ecossistema dinâmico e complexo no qual os diferentes atores de escala global e nacional estão interligados a partir de disputas e interesses próprios. Resta-nos entender portanto, quem seriam estes atores e quais são os discursos atrelados a esses sujeitos em suas dinâmicas sociais e políticas de circulação do conhecimento e da informação.

Palavras-chave: ecossistema científico, geopolítica do conhecimento, periferia científica, políticas científicas, dinâmicas sociais.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3520/2263

Biografia do Autor

Thaiane Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.  Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação. Coordenadora do Fórum de Periódicos e Comunicação Científica. Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência,  Inovação, Tecnologia e Educação.
Publicado
2019-09-09
Seção
Resumos de artigos científicos