A cultura organizacional como fator crítico de sucesso à implantação da gestão do conhecimento em organizações

Autores

  • Vanessa Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ieda Damian Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marta Valentin Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n3.47979

Resumo

Atualmente, a gestão do conhecimento vem ganhando espaço e vem sendo compreendida como modelo de gestão que contribui para a sobrevivência e o desenvolvimento de distintos tipos de organizações, em um ambiente cada vez mais complexo e dinâmico. O conhecimento é considerado um dos recursos estratégicos organizacionais sendo, ao mesmo tempo, alicerce e subsídio para a criação de diferenciais competitivos. Nesse contexto, diversos fatores críticos de sucesso podem impactar na implantação de um modelo de gestão do conhecimento como, exemplo, pode-se mencionar a cultura organizacional. A cultura pode influenciar a aprendizagem, o comportamento e o compartilhamento de conhecimento organizacional. Nessa perspectiva, este texto visa demonstrar a importância de se compreender a cultura organizacional como um fator crítico de sucesso, evidenciando os impactos na implantação da gestão do conhecimento em ambientes organizacionais.

Palavras-Chave: Gestão do Conhecimento. Fatores Críticos de Sucesso. Cultura Organizacional. Cultura Informacional.

https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38590

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Ieda Damian, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade de São Paulo, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Marta Valentin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos