PPGCI/UFMG - Informação, mediações e cultura: processo histórico de reestruturação

Autores

  • Alcenir Soares dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Mônica Erichsen Nassif Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n3.48027

Resumo

Apresenta o processo de reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e aponta os aspectos motivadores e os de caráter subjacentes à proposição da mudança. Relata o percurso de análise e de discussão grupal que fundamentou a escolha dos eixos teóricos e metodológicos para o Programa. Indica as bases conceituas da área de concentração – Informação, Mediações e Cultura – e enfatiza a legitimidade da escolha. Explicita as linhas de pesquisa e as disciplinas que constituem a matriz curricular do Programa e destacam-se os três eixos que conduz o processo formativo e as exigências a serem cumpridas pelos discentes. Opta por publicizar o processo de mudança com vistas a socializar as informações. Enfatiza que a visão da formação acadêmica proposta revela a perspectiva e o foco educativo do PPGCI.

Palavras-chave: PPGCI. Escola de Ciência da Informação. Programa de pós-graduação.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3892

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcenir Soares dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais.

Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Professora Associada da Escola de Ciência da Informação,

Mônica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutora e mestre em Ciências da Informação e graduada em Biblioteconomia. Docente e pesquisadora da Escola de Ciência da Informação desde 1994.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos