Contação de História como Instrumento de Construção da Identidade Negra: estudo de caso na Biblioteca do Centro Cultural Banco do Nordeste -Cariri

  • Priscila Correia de Lima Universidade Federal do Cariri
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri
  • Joselina da Silva Universidade Federal do Cariri

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre a questão racial nas contações de histórias em Juazeiro do Norte, a partir de um estudo de caso na Biblioteca CCBNB Cariri. E identificar qual é a importância e necessidade de trabalhar a contação de histórias temáticas, com a discussão em torno das diversidades, especialmente de raça no âmbito da biblioteca. Busca ainda refletir sobre o papel do bibliotecário como mediador da literatura negra e incentivador da leitura e compreender a partir dos contadores, qual é importância dessa prática para a formação da identidade negra de forma positiva. Se constituir como um estudo de caso de caráter qualitativo e descritivo. Foram entrevistados três contadores que já apresentaram pelo menos uma narrativa sobre a temática étnico-racial a partir da contação de história na Biblioteca noCCBNB-Cariri. A proposta é identificar a partir dospontos de vista deles a importância e necessidade de trabalhar a contação de histórias temáticas, com a discussão em torno das diversidades, especialmente de raça, no âmbito da biblioteca.

Palavras-chave:Identidade Negra. Contação de Histórias. Biblioteca -Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil.

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/363/316

Biografia do Autor

Priscila Correia de Lima, Universidade Federal do Cariri
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri(UFCA). Foi integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais (N’BLAC). Ativista feminista negra, integrante do Grupo de Mulheres Negras do Cariri Cearense -Pretas Simôa.
Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri
Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri(UFCA) e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UFCA). Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.Especialista em Gestão de Unidades de Informação, pela UnB e Literatura Brasileira, pela Universidade Regional do Cariri (URCA)
Joselina da Silva, Universidade Federal do Cariri
Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui Doutora e Mestrado em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais (N’BLAC).Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará(UFC)
Publicado
2019-09-21
Seção
Resumos de artigos científicos