Tomada de decisão do gestor escolar das escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal e a interface com o letramento informacional

Autores

  • Patrícia Resende Pereira Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n4.49429

Resumo

O estudo analisou o comportamento de busca e uso da informação para a tomada de decisão do gestor escolar, em relação aos padrões de letramento informacional nas escolas de ensino médio do Distrito Federal  da rede pública de ensino. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, com uso de documentos oficiais do sistema educacional do Distrito Federal, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que o principal acesso à informação é realizado pela internet e que o volume de dados, aliado à falta de tempo para obtenção de informações, dificulta a tomada de decisão. Para tomar decisões, os gestores consultam informações disponíveis na escola, além do projeto político pedagógico. Verificam a origem da informação recebida e os resultados alcançados pela escola nas avaliações externas do governo. Por fim, os dados coletados pelos gestores educacionais, em relação aos padrões do letramento informacional, mostram o desenvolvimento de poucas habilidades e a necessidade de formação sistemática e adequada para aprender a lidar com a informação.

Palavras-chave:Letramento Informacional. Gestão Escolar. Tomada de decisão. Ensino médio.

Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/83114

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Biografia do Autor

Patrícia Resende Pereira, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Mestre pelaUniversidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque , Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora pela Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos