O processo de atenção e o letramento informacional

Autores

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil;

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n4.49430

Resumo

O presente artigo constitui-se em uma revisão de literatura, de natureza exploratória e seletiva, com objetivo de mapear estudos que envolvem o letramento informacional e o processo de atenção, levantar possíveis tópicos de pesquisas e identificar formas de regulação da atenção. Parte-se do pressuposto que a atenção é um processo fundamental na aprendizagem dos conteúdos de letramento informacional, bem como na realização de atividades e das tarefas de pesquisa. Os resultados mostram que manter a atenção é fundamental para as tarefas cognitivas humanas, e consequentemente, o letramento informacional. As pesquisas na área de ciência da informação sobre esse tópico ainda são incipientes e precisam de investimentos. De maneira geral, na literatura, reconhece-se a possibilidade de melhorar o foco por meio da regulação cognitiva ou comportamental.

Palavras-chave: Atenção. letramento informacional. Regulação. Aprendizagem

Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/87998

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Biografia do Autor

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil;

Doutora pela Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil;

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos