Gestão estratégica da informação: estudo de caso em uma prestadora de serviços de tecnologia da informação

  • Roger Faleiro Torres Jorge
  • Tadeu de Ramos Neves
Palavras-chave: Informação, Gestão da informação, Gestão estratégica da informação, Processo para implantação de gestão da informação, Tecnologia da informação, Sistemas de informação.

Resumo

Na chamada era da informação, as empresas enxergaram que somente a gestão eficaz das suas informações poderia auxiliá-las na tomada de decisões alinhadas à estratégia organizacional, razão pela qual têm realizado elevados investimentos para a implantação de sistemas de informação, normalmente terceirizados, gerando excelente oportunidade para o crescimento de empresas de tecnologia da informação, cujo discurso é centrado na gestão da informação, para estimular a venda de seus produtos e serviços. Esse trabalho ilustra o desalinhamento entre o discurso adotado por esse tipo de empresa e as práticas que adota efetivamente na gestão de seu próprio negócio. Optou-se pela realização de um estudo de caso de natureza qualitativa, onde vinte e uma pessoas (diretoria, corpo gerencial e profissionais ligados à atividade-fim da empresa) foram entrevistadas (sendo que cada uma possui mais de dois anos de empresa e mais de três anos de experiência na atividade), com vistas a confrontar os dados coletados com o modelo genérico proposto por Davenport (1998), para a implantação e acompanhamento da gestão informacional no âmbito da organização. Acesso ao texto completo (HTML)

Publicado
2010-06-08
Seção
Resumos de artigos científicos