A educação empreendedora em questão: a experiência do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa

Autores

  • Leandro Ramires Comassetto Universidade Federal do Pampa - RS. 

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.52979

Resumo

Este artigo discute o empreendedorismo no ensino universitário. Praticamente ignorada pela maioria dos cursos e universidades até fins do século XX, a questão empreendedora vem conquistando espaço no meio acadêmico e hoje integra o currículo de graduações que até recentemente não exibiam nenhuma intimidade com a temática. Fundamentado por bibliografia pertinente e dados sobre a crise da empregabilidade no cenário contemporâneo, o estudo constata que as instituições de ensino superior veem-se impelidas a oferecer formação que assegure melhores oportunidades profissionais e salários mais satisfatórios a seus egressos. Também discute o compromisso das universidades com o desenvolvimento regional e apresenta o caso específico da Universidade Federal do Pampa, com destaque para o programa de educação empreendedora e a orientação ao empreendedorismo no curso de Jornalismo. Conclui com dados de uma pesquisa aplicada sobre o mercado de trabalho e as perspectivas profissionais dos egressos.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Educação empreendedora. Jornalismo empreendedor. Unipampa

Link: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/53242/34529

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Ramires Comassetto, Universidade Federal do Pampa - RS. 

Doutor em Comunicação Social. Prof. do curso de Jornalismo da Unipampa 

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos