Bibliotecários em hospitais: competência comunicativa e aprendizagem

Autores

  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima IBICT
  • Helen Gunther Fischer Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Kátia Simões INCA
  • Márcio Finamor

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.52984

Resumo

Este artigo aborda o trabalho do bibliotecário em hospitais a partir da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas e de pesquisa de campo. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualiquantitativa com coleta de dados primários junto a 26 bibliotecários clínicos. Apresenta as interações mediadas pela linguagem, que demandam competência comunicativa, e estabelece relação entre Discurso e aprendizagem. O agir comunicativo é caracterizado como base para a problematização com evidências científicas em hospitais. Os dados coletados apontam que os profissionais bibliotecários reconhecem a importância de seu trabalho como apoio à equipe médica. No entanto, a competência comunicativa dos bibliotecários não pode estar focada apenas na recuperação de informação em equipes orientadas por evidências científicas. Para integridade do processo discursivo, os bibliotecários são convidados a intervir de modo crítico. Conclui-se que esse profissional é o elo entre a informação científica e as práticas cotidianas hospitalares, intensificando e dinamizando as práticas sociais e comunicativas e que realizar o trabalho com a informação científica em saúde é uma forma de cuidar da saúde do paciente. Por fim, evidencia-se que o acesso à informação qualificada e a construção de entendimento permitem suporte efetivo à conduta em prol da saúde.

Palavras-chave: Bibliotecário Hospitalar. Competência Comunicativa. Discurso. Aprendizagem.

Link: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4963/4276

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, IBICT

Doutor em Administração e em Ciência da Informação. Pesquisador do IBICT.

Helen Gunther Fischer, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Pesquisadora e Docente da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Kátia Simões, INCA

Mestre em Biblioteconomia. Bibliotecária do INCA.

 




Márcio Finamor

Mestre em Ciência da Informação.

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos