Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de marketing

  • Sueli Angelica do Amaral
Palavras-chave: Gestão da informação, Gestão do conhecimento, Orientação de marketing, Oferta de informação, Demanda de informação.

Resumo

Comenta os aspectos da comunicação, da administração e da tecnologia da informação em relação aos processos de gestão da in-formação e gestão do conhecimento na ótica da Ciência da Informação, a partir da ênfase à importância da informação e do conheci-mento no contexto da sociedade da informa-ção e do conhecimento. Discute a necessi-dade de entender o negócio da informação na ótica de marketing e mostra de forma es-quemática a oferta de produtos e serviços de informação no ambiente tradicional e na web no contexto do mercado da informação onde atuam os diversos atores sociais do negócio da informação. Apresenta os princípios de marketing a serem seguidos pela unidade de informação orientada para o marketing, como sugestão para a sobrevivência da biblioteca do futuro, em conformidade com os requisitos exigidos pelos novos consumidores da soci-edade da informação e do conhecimento. Acesso ao texto completo (PDF)

Publicado
2010-06-08
Seção
Resumos de artigos científicos