Análise bibliométrica da produção científica publicada na revista Informação & Sociedade no período de 2011 a 2017

Autores

  • Ana Cláudia Carvalho de Miranda Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (RN) https://orcid.org/0000-0002-8049-1182
  • Bruno Duarte Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Nadia Aurora Vanti Vitullo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.53034

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos autores e das referências citados em artigos publicados no periódico científico Informação & Sociedade: Estudos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental no acervo on-line da revista, por meio do levantamento da produção acadêmica publicada, num recorte temporal de 2011 até 2017, e, posteriormente, fez-se uma análise bibliométrica. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a maioria dos artigos são publicados em coautoria, exigindo-se de pelo menos um dos autores a titulação de doutor. Além disso, verificou-se um crescimento exponencial na quantidade de artigos publicados em 2017, com ênfase para os relatos de pesquisa. Sobre as 7.626 referências encontradas, verificou-se o seguinte resultado: a tipologia mais identificada é o livro; o periódico mais citado foi a revista Ciência da Informação; e o idioma mais frequente é o português. Já com relação a periódicos internacionais, cumpre informar que os seis mais citados possuem estrato A1. Conclui-se, portanto, que o presente estudo permitiu uma análise mais detalhada da produção científica publicada ao longo dos anos investigados, demonstrando que a revista representa um instrumento importante de divulgação do conhecimento para a Ciência da Informação e áreas afins, em razão do excelente nível dos artigos publicados.

Palavras-chave: Análise bibliométrica. Análise de referências. Produção científica. Informação & Sociedade: Estudos.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41709

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Carvalho de Miranda , Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (RN)

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela UNIFACEX. Especialista em Gestão da Qualidade Total pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Chefe da biblioteca da Biblioteca da Escola da Magistratura do RN.

Bruno Duarte Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Biblioteconomia pela UFRN.
Técnico em Logística pela UNINASSAU.

Nadia Aurora Vanti Vitullo , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-Doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (2015). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987).

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos