Ontologias na representação de documentos: um panorama atual para descrição de conteúdo multimídia em rede

Autores

  • Daniela Lucas Silva Lemos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Renato Souza Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.53208

Resumo

O artigo evidencia o fenômeno do crescimento de dados multimídia semanticamente relacionados e distribuídos na Web. Destaca um problema comumente verificado em instituições que fazem uso de acervos digitais em rede no que diz respeito ao tratamento integrado de bases de dados heterogêneas e a ausência de padronização nos formatos de descrição de seus dados. Encaminhamentos de pesquisa são apresentados, destacando padrões de metadados, ontologias, vocabulários controlados e modelos conceituais na exploração semântica da informação. O artigo se propõe a apresentar o resultado de um estudo analítico envolvendo ontologias para descrição de conteúdo multimídia na Web. Busca-se contribuir com propostas que estão explorando o uso de ontologias para agregar conhecimento em metadados a fim de realizar organização e integração de informações multimídia em diferentes domínios. Metodologicamente, a pesquisa foi classificada como sendo de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo à luz de literatura científica já publicada e material empírico específico, o que a torna bibliográfica e documental. Para a seleção e a análise das ontologias multimídia foi utilizado o guia NeOn Methodology que orientou juntamente com princípios do método de análise de conteúdo a definição de categorias de análise fundamentais ao procedimento de coleta e organização dos dados. Os vocabulários semânticos analisados e apresentados nesse estudo conseguem, em níveis diferenciados, organizar sistematicamente várias categorias de metadados existentes. Por fim, uma avaliação metódica, bem fundamentada e criteriosa realizada previamente em ontologias pode promover condições necessárias para decisões de seleção e reúso.

Palavras chave: Anotação semântica. Interoperabilidade. Padrões de metadados. Ontologias. Multimídia.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47421/29297

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Lucas Silva Lemos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

 

Renato Souza, Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor e Pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPq.

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos