A utilização das fontes informacionais na rede particular de Ensino médio de Rondonópolis - MT

  • Mariza Inês da Silva Pinheiro
  • Edileusa Regina Pena da Silva
  • Natalícia Julia Marques
  • Sandra Maria da Silva
Palavras-chave: Fontes Informacionais, Pesquisa Na Internet, Professores de Ensino Médio, Bibliotecário

Resumo

Este trabalho é um resultado do trabalho do grupo de pesquisa Estudos Avançados em Informação e teve como objetivo verificar quais as fontes de informação (impressas e eletrônicas) utilizadas por 28 docentes do ensino médio das escolas particulares de Rondonópolis - Mato Grosso – Brasil. Na contextualização apresenta-se a Internet como fonte informacional, a importância da pesquisa desde o ensino fundamental ao universitário e o bibliotecário como mediador da informação na web. Os estudos evidenciaram que a maioria dos professores utilizava os mecanismos de busca Google e Yahoo para realizar suas pesquisas. Constatou-se que a fonte impressa mais utilizada foi o jornal local e as fontes eletrônicas foram revistas especializadas. Concluiu-se que para acessar as fontes de informações os professores pesquisavam diretamente nos mecanismos de busca, e muitos declararam que só aprenderam a pesquisar com muito tempo de experiência. Acesso ao texto completo (PDF)
Publicado
2010-06-09
Seção
Resumos de artigos científicos