Educação a distância e as bibliotecas universitárias: mapeando a produção científica

Autores

  • Maria Elizabeth de Oliveira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Beatriz Valadares Cendón UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.53406

Resumo

Este estudo é um recorte da tese em andamento cujo tema de pesquisa é as bibliotecas universitárias e a educação a distância. O artigo em foco tem como objetivo geral apresentar o panorama de pesquisa em EaD, a partir dos periódicos, teses e dissertações da área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, com destaque aos trabalhos publicados sobre bibliotecas no contexto da EaD. A metodologia contemplou um levantamento nos sites das revista e das teses e dissertações publicadas no Brasil. Os resultados demostraram que a temática tem sido abordada de forma tímida, mas isso não traduz a importância da temática para a Ciência da Informação e a sociedade. A produção cientifica da temática pode estar presentes em artigos de eventos ou publicadas em outras áreas de conhecimento como a Educação, dentre outras. Essa dispersão infere que a temática educação a distância no âmago das bibliotecas está em processo de consolidação.

Palavras-chave: Educação a distância. Bibliotecas universitárias. Usuários da EAD. Produção científica.

Link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19132

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Biografia do Autor

Maria Elizabeth de Oliveira Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Escola de Ciência da Informação da UFMG

Beatriz Valadares Cendón, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Escola de Ciência da Informação da UFMG

Publicado

2020-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos