Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES: BPM Acadêmico ECI, um estudo de caso

Autores

  • Mariana Freitas Canielo de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Elisângela Cristina Aganette UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • BenildesCoura Moreira dos Santos Maculan UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.53413

Resumo

As instituições públicas de ensino superior são desafiadas no sentido de melhorar seus desempenhos administrativos e superar problemas de gestão do conhecimento institucional. Partindo dessas questões, este artigo apresenta um estudo que tem por objetivo verificar como o mapeamento de processos e a produção de fluxos informacionais podem auxiliar na tomada de decisão e na elaboração de melhorias significativas na rotina administrativa das instituições públicas de ensino superior. Para isso, será analisado, como estudo de caso, o trabalho desenvolvido na Escola da Ciência da Informação com a implementação e realização do Projeto BPM Acadêmico.

Palavras-chave: Mapeamento de processos. Fluxos informacionais. Processos de négocio.

Link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19175

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Publicado

2020-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos