Mapeamento de metodologias de gestão de processos de negócios em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras

Autores

  • Raíssa Yuri Hamanaka UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Elisangela Cristina Aganete UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.53416

Resumo

Atualmente, as organizações estão cercadas por um contexto de grande volume informacional, aumento crescente das expectativas dos clientes, ambiente de mudanças contínuas e acirramento da competitividade no mercado global. Nesse contexto a disciplina de gestão de processos de negócio se consolida, no contexto em que a visão funcional das organizações é substituída pela visão orientada à processos. O objetivo da pesquisa foi mapear metodologias BPM aplicadas em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras. Para tal foram realizadas buscas na base de teses e dissertações do Portal Capes, encontrando-se 14 metodologias BPM aplicadas no contexto de instituições de ensino. Por meio da metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (1977), as 14 metodologias foram brevemente descritas e comparadas. As metodologias mais completas em relação à contemplação de etapas de uma metodologia BPM foram a de Miguel (2015), Barbosa (2016), Pina (2013) e Oliveira (2018).

Palavras-chave: Gestão de processos de negócio. Metodologia BPM. Implementação de Metodologia BPM. Instituições de ensino.

Link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19228

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos