Modelo teórico de avaliação da gestão da informação nos processos logísticos e de gestão da cadeia de suprimentos nas instituições federais de ensino superior brasileiras

Autores

  • Ricardo Belinski UFPR
  • Guilherme Francisco Frederico

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.53423

Resumo

A gestão da informação pode dar suporte às decisões na gestão logística da cadeia de suprimentos de material de consumo nas Instituições de Ensino Superior Federais Brasileiras, a partir da análise dos relatórios de auditoria. A gestão de suprimentos demanda tomada de decisão a partir de informações ao longo das atividades em toda sua cadeia. Na gestão pública, a documentação de processos é prioridade, pois cabe ao gestor fazer apenas aquilo que está previsto na jurisprudência, sobretudo nas regras de licitação. Neste estudo de caso, serão analisados 20 aspectos na gestão de suprimentos das IFES a partir de documentos emitidos pelo Tribunal de Contas da União e pela auditoria interna das IFES. A validação das práticas será feita pela análise de conteúdo de relatórios de auditoria. A amostra será composta pelas IFES brasileiras que foram avaliadas nos últimos anos pelos órgãos de controle externo, incluindo documentos de levantamento das aquisições e apuração de indícios de fraudes na licitação. Entre os resultados esperados está um modelo de gestão da informação aplicada à gestão da cadeia de suprimentos que pode ser aplicada às centenas de Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras, no contexto da licitação.

Palavras-chave: Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão da Informação; Tomada de Decisão; Compras Governamentais; Logística.

Link: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67255/38726

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Belinski, UFPR

 

 

Guilherme Francisco Frederico

 

 

Publicado

2020-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos