Bibliotecas públicas e políticas culturais: a divisão de bibliotecas do departamento de cultura e recreação da prefeitura de São Paulo (1935)

Autores

  • Leonardo da Silva de Assis Universidade de São Paulo
  • Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.53448

Resumo

Este trabalho é resultado da dissertação intitulada “Bibliotecas Públicas e Políticas Culturais: a Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e Recreação da Prefeitura de São Paulo (1935)”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade de São Paulo. Traz a criação da Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e Recreação da Prefeitura de São Paulo (1935). Apresenta, discute e analisa a política cultural colocada em prática, bem como as ações que foram realizadas pela Biblioteca Infantil, Biblioteca Municipal, Biblioteca Circulante e Biblioteca Popular no período de 1935 até 1938. Por meio da pesquisa qualitativa e busca de documentos em arquivos, apresenta as discussões políticas, documentos de época e as atividades na Divisão de Bibliotecas para período. Discute a relação do Estado frente a projetos que envolvam a informação, a cultura e a sociedade, na perspectiva compreensiva no campo das políticas culturais. Identifica os pontos de articulação que as bibliotecas públicas da Divisão de Bibliotecas realizaram com o Estado à luz das políticas culturais. Conclui que o Departamento de Cultura e a criação da Divisão de Bibliotecas estabeleceu um novo padrão de intervenção do Estado na área da cultura, bem como nas atividades realizadas pelas bibliotecas públicas em sociedade.

Palavras-chave: Biblioteca Pública. Política Cultural. Ação Cultural. Informação Pública.

Link: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/423

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo da Silva de Assis, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP. Bibliotecário formado pela ECA/USP. Historiador formado pela FFLCH/USP. Criador do Projeto "Minhas Citações". Pesquisador do Laboratório de Cultura, Informação e Público da ECA-USP. Atuação em: Biblioteca Pública. Informação e Cultura. Políticas Culturais. Gestão Cultural. Informação e Sistemas Eletrônicos. Acessibilidade. Acessibilidade em Bibliotecas.

Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, Universidade de São Paulo

Docente e pesquisadora no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI - ECA - USP. Doutora em Ciência da Informação, área de concentração Informação e Cultura, Linha de pesquisa Ação e Mediação Cultural, pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP, possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, Licenciatura em História pela Faculdade de Educação da USP. Atua na área de ação cultural, política cultural e apropriação social da informação.

Publicado

2020-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos