Séries e versões na documentação e preservação de performances em arte: Os Puxadores

Autores

  • Juliana Pereira Sales Caetano Universidade de Brasília
  • Emerson Dionisio Gomes de Oliveira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.53553

Resumo

O estudo em questão teve como objetivo apontar a importância que séries e versões de obras de arte contemporânea possuem como fonte de informação para as atividades de preservação, pesquisa e comunicação, de uma obra musealizada e destacada desses conjuntos. Para suscitar o debate, elencamos a performance Puxador (edição Colunas Pampulha), da artista Laura Lima, presente no acervo do Museu de Arte da Pampulha. Apesar de ter como exigência por parte da artista ser exibido somente enquanto presença, esse trabalho não possui documentação museológica que garanta essa forma de perpetuação ou memória. Diante disso, demonstramos ao longo do artigo, como a série Homem=carne/Mulher=carne (H=c/M=c), as edições Puxador-arquitetura e Puxador-paisagem, e a reperformance dessa obra podem contribuir para sua preservação. Ao final, consideramos que tais dados, podem ser importantes para compor um possível dossiê documental do trabalho. A metodologia adotada inclui levantamento bibliográfico, análise da documentação institucional e entrevista com a artista.

Palavras-chave: Documentação museológica. Comunicação museológica. Performance. Arte Contemporânea.

Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/88578

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos