Repositório Institucional da Fiocruz: disseminação de informação sobre febre amarela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.53558

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o Repositório Institucional ARCA-Fiocruz frente ao conteúdo disponível sobre a Febre Amarela, sua usabilidade e funcionalidade, até o ano de 2015. A fundamentação teórica inclui autores que contribuem para a conceituação da Ciência da Informação, Comunicação Científica e Repositórios Institucionais, Acesso Aberto à Informação, e Febre Amarela. Estudo descritivo e de abordagem quantitativa e qualitativa, com resultados e discussões baseadas em informações mensuráveis fornecidas a partir de acessos ao Repositório Institucional (RI) da Fiocruz. As características analisadas incluem: biblioteconômicas, subdividida entre sistema de informação; usuários; serviços e produtos; representação de conteúdos e recursos de navegação e busca; tecnologia, subdividido entre análise de software; infraestrutura de redes disponíveis para implementação; Interação Usuário/Sistema; disseminação e tipos de usuários; análise de usabilidade conforme os serviços disponibilizados no Repositório Institucional ARCA-FIOCRUZ, análise de funcionalidade conforme observação no RI-ARCA, mensuração de material sobre Febre Amarela, listas de palavras-chave e descritores DeCS. Foi realizada a escala de Likert para a análise das características observadas quanto à abordagem qualitativa; enumerados e explicitados os documentos recuperados, e suas informações na abordagem quantitativa. A ferramenta de trabalho deu-se por uso de software Microsoft Excel®, assim como Microsoft Word®. A pesquisa identificou, por meio da estratégia de busca, 44 registros que atendiam aos critérios deste trabalho, destes resultados foram observadas as características quantitativas. O resultado final encontrado é de que o software utilizado pelo RI-ARCA não permite uma recuperação da informação com estratégias de busca amplas em uma expressão, apenas. Porém, quanto ao resultado da avaliação em geral do RI apresenta-se próximo à categoria máxima em atender totalmente as características analisadas.

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Biografia do Autor

Guilherme Ribas Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

Servidor Técnico Administrativo em Educação, lotado na Escola de Engenharia da UFMG, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Ex graduando em Medicina Veterinária - UFMG e Graduado em Biblioteconomia - UFMG. Atualmente Pós-Graduando Sctricto Sensu no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, com linha de concentração em Arquitetura e Organização da Informação. Ex-pós-graduando Lato Sensu em Gestão de Informação e Pessoas na Escola de Ciência da Informação - UFMG. Tem experiência na área de pesquisa científica, normalização de documentos científicos, bibliometria e epistemologia em Ciência da Informação, biblioteca universitária, unidade de informação corporativa e gestão de informação. Atuou na Medicina Veterinária, principalmente, nos seguintes temas: vetores de doenças, phlebotomus, controle de insetos, piretróide e cães.

Marlene Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora pela Universidade de Brasília, mestre pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -RJ e graduada em Biblioteconomia pela FUOM/MG. Atualmente exerce atividades de ensino e pesquisa na Escola de Ciência da Informação- ECI da UFMG como Professor associado II. Ministra aulas na graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós -graduação em Ciência da Informação para turmas de mestrado e doutorado. Orienta bolsistas de iniciação científicas, mestrandos e doutorandos. Líder do Grupo de pesquisa Fundamentos epistemológicos da Ciência da Informação e pesquisadora do Núcleo de pesquisa e tecnologia em Comunicação científica. Pesquisa atualmente os seguintes temas: pesquisa e ensino na Ciência da Informação, seus fundamentos teóricos e interdisciplinaridade. Comunicação científica em temas específicos, produtividade, autores e visibilidade.Estudo de citações

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Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento