Avaliação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará na percepção dos egressos

Autores

  • Hamilton Rodrigues Tabosa
  • Williams Yuri Sales Félix

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.0vn0.53576

Resumo

O objetivo da pesquisa, cujos resultados apresentamos neste artigo, foi identificar aspectos passíveis de melhoria no currículo do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UFC, com base na análise das necessidades e demandas da sociedade atual, refletidas nas exigências das instituições empregadoras aos bibliotecários graduados de 2007 a 2017. Partimos de uma revisão de literatura seguida de estudo empírico por meio de um questionário eletrônico com perguntas abertas e fechadas. Os dados quantitativos foram planilhados e originaram gráficos e, como técnica para a análise dos dados qualitativos, elegemos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como principais resultados, percebemos a necessidade de oferecer disciplinas mais voltadas para a resolução de problemas e casos reais, realizar ajustes no plano pedagógico/matriz curricular, traduzidos principalmente na ênfase e atualização de disciplinas evidenciadas como fundamentais ao fazer do bibliotecário, ou seja, aquelas que mais fortemente embasam sua atuação. Identificamos também disciplinas que os egressos consideram mais distantes da realidade do exercício da profissão e que poderiam ser suprimidas do currículo para dar lugar a outros conteúdos. Além disso, percebemos que o mercado de trabalho exige do profissional competências e habilidades específicas e, para suprir essas exigências, faz-se necessário buscar cursos e especializações, além da graduação.

Palavras-chave: Biblioteconomia –currículo. Bibliotecário –atuação. Avaliação curricular. Acompanhamento de egressos.

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/387/395

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos