Inteligência informacional e hipercultura entre estudantes de graduação

Resumo

Percebe-se uma oportunidade para melhor entender a inteligência informacional ao discuti-la no contexto acadêmico, de tal forma, o presente estudo teve como objetivo analisar as relações da inteligência informacional com os aspectos de hipercultura de estudantes universitários. Na sociedade da informação destacam-se os aspectos da cultura digital e da cibercultura; impulsionadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação possuem como consequências a hipercultura, que serve de premissa para a teoria da mediação cognitiva (TMC) que articula a relação entre cognição, sociedade e tecnologia, auxiliando no entendimento dos impactos desses na cognição dos indivíduos. Para tanto, desenvolve-se o marco teórico apoiado nos entendimentos sobre inteligência informacional, teoria da mediação cognitiva e hipercultura. Metodologicamente a pesquisa possui abordagem quantitativa, utilizando questionário para coleta dos dados. Na análise e interpretação dos dados foram utilizados métodos estatísticos diversos. A população era composta por 1077 discentes matriculados no segundo semestre de 2017 do curso de Administração da UFPE. A amostra foi não probabilística, por conveniência e estratificada, tendo participado 347 sujeitos. Os resultados da pesquisa revelaram que a inteligência informacional possui uma alta correlação com a hipercultura, essa correlação corrobora na direção que à luz da teoria da mediação cognitiva a inteligência informacional seja um elemento essencial da hipercultura. Palavras-chave: Inteligência informacional. Hipercultura. Gestão da Informação. Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3670

Biografia do Autor

Sílvio Luiz de Paula, Universidade Federal de Pernambuco

Docente no Departamento de Ciência da Informação.

Bruno Campello de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Docente adjunto UFPE e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Publicado
2020-09-11
Seção
Resumos de artigos científicos