A gestão dos dados de pesquisa no âmbito da comunidade dos pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação brasileiros na área da Ciência da Informação: desvendando as práticas e percepções associadas ao uso e reuso de dados

  • Guilherme Dias Universidade Federal da Paraíba (UFPb)
  • Renata Lemos dos Anjos Universidade Federal da Paraíba (UFPb)
  • Débora Gomes de Araújo Universidade Federal da Paraíba (UFPb)

Resumo

 A pesquisa investigou as práticas e percepções associadas com a gestão de dados pelos pesquisadores na pós-graduação brasileira na área da Ciência da Informação (CI). O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado, enviado por e-mail para 341 pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação brasileiros em CI. Os dados obtidos foram analisados através de técnicas de estatística descritiva e análise temática. Verificou-se que as práticas de gestão de dados conduzidas pelos pesquisadores precisam ser aprimoradas e que eles possuem postura favorável com relação ao compartilhamento de dados, desde que exista algum controle formal sobre os mesmos.

Palavras-chave: Dados de Pesquisa. Compartilhamento de Dados de Pesquisa.Ciência da Informação.Tecnologia da Informação.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4683

Biografia do Autor

Guilherme Dias, Universidade Federal da Paraíba (UFPb)

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Doutorado em Ciências da Comunicação /Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Mestrado em Master Of Science In Organization & Management pela Central Connecticut State University. Professor da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Renata Lemos dos Anjos, Universidade Federal da Paraíba (UFPb)

Mestre em Ciência da Informação / UFPB

Débora Gomes de Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPb)

Mestre em Ciência da Informação / UFPB

Publicado
2020-09-11
Seção
Resumos de artigos científicos