Curadoria de dados de pesquisa em repositórios de ensaios clínicos: uma revisão de escopo

  • Fabiana de Melo Amaral Gonçalves Pinto Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Janaynne Carvalho do Amaral Universidade Federal de Goiás (UFG) https://orcid.org/0000-0002-9817-4572
  • Melina de Brito dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

O artigo investiga a prática da curadoria de dados de pesquisa em repositórios de ensaios clínicos. Propõe reflexões sobre a informação e seus múltiplos formatos no domínio da saúde e sugere uma definição para dados de pesquisa clínicos. Apresenta o conceito de curadoria de dados de pesquisa e fomenta novos estudos que priorizam a discussão sobre a gestão de dados de pesquisa e o movimento da Ciência Aberta no domínio da saúde. Aponta para a necessidade de implantação de políticas de gestão de dados de pesquisa que assegurem critérios de descrição, sistematização, compartilhamento, recuperação, interoperabilidade, preservação e reuso de dados. Como reflexão final, ressalta o desafio de discutir e implementar a prática de curadoria de dados de pesquisa produzidos por ensaios clínicos e evidencia o vasto e oportuno campo a ser explorado, tanto para pesquisadores quanto para profissionais da informação.

Palavras-chave: Curadoria de Dados.Dados de Pesquisa.Ensaio Clínico.Ciência Aberta.Reuso de Dados.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4766

Biografia do Autor

Fabiana de Melo Amaral Gonçalves Pinto, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Bibliotecária na Universidade Federal Fluminense - UFF.
Janaynne Carvalho do Amaral, Universidade Federal de Goiás (UFG)
Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Direção de Arte pela mesma universidade. 
Melina de Brito dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Graduação em Arquivologia pela UFF - Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2020-09-11
Seção
Resumos de artigos científicos